sexta-feira, outubro 20, 2006

The Format - Dog Problems


The Format é uma banda formada pelo vocalista Nate Ruess e o multi-instrumentalista Sam Means. Difícil de encaixar unicamente num estilo musical, eles descrevem-se como uma banda "desert pop". A mistura de sonoridades e exploração de diferentes combinações musicais distingue-os de uma grande variedade de outras bandas indie.
"Interventions and Lullabies" (álbum de estreia dos The Format) já augurava um futuro auspicioso para a banda do Arizona, o qual foi amplamente assegurado através do seu sucessor "Dog Problems". Apresentando como temática o recente fim de relação do vocalista Nate Ruess, poderia esperar-se um álbum melancólico, triste e pouco dinâmico. Ora, isto é tudo o que não se tem com este álbum. Pronto, poderá ter um bocadinho de melancolia que o homem também não é de ferro e tem coração, mas é ultrapassada com o recurso ao sarcasmo nas letras, bem como ao calor envolvente fornecido por cada acorde, por cada nota musical.
Abrindo com "Matches" acende-se logo o interesse para as restantes músicas do álbum, das quais se destacam "Time Bomb", "She Doesn't Get It", "The Compromise" ou "Inches and Falling". Quem ouve o álbum sente a sua fluidez. Nada é forçado. Apresentam a complexidade musical das suas músicas com uma simplicidade transcendente. É precisamente isso que separa os bons álbuns dos grandes álbuns. As boas músicas das excelentes músicas. Os bons músicos dos génios musicais. A simplicidade. Estão ainda longe de serem uns génios musicais, mas para lá caminham se assim continuarem a desenvolver música.
"Dog Problems" é um claro candidato a álbum do ano, nem que seja pela alegria interior que transmite nestes dias de chuva cinzentos.
Era bom que todos os problemas que temos durante a vida fossem dog problems.

5/5

Sem comentários: