quarta-feira, novembro 01, 2006

Monstros no Atlântico


O Monster Jam passou por Portugal. Seis dos mais musculados motores norte-americanos fizeram ecoar os seus 1500 cavalos de potência pelas entranhas do Pavilhão Atlântico, num festival de loucura motorizada capaz de apelar ao fascínio de miúdos e graúdos.
El Toro Loco, Inferno, Batman, Superman, Taz e o campeão Grave Digger projectaram no ar a sua grandeza como que personagens de banda desenhada, à medida que iam moldando a pouco e pouco chapa amolgada que um dia serviu melhor propósito. O evento contou com provas de saltos, corridas de um contra um, prova de piões e uma prova livre onde tudo era permitido e a destruição imperava, tudo ao som de música metal, com êxitos de Megadeth, Korn e Disturbed, entre outros.
As provas entre monster trucks foram complementadas pela introdução, a meio do evento, de um concurso de saltos acrobáticos sobre duas rodas em jeito de motocross freestyle, precedido pela execução de alguns stunts por um duo de motociclistas, ambos os quais não fizeram soltar menos aplausos que os gigantes de quatro rodas, funcionando inclusivamente como uma quebra na monotonia ensurdecedora. Este não foi, de facto, um espectáculo para os mais sensíveis de ouvido, tendo estes sido verdadeiramente postos à prova aquando da entrada de um veículo semelhante a um kart equipado com um propulsor cuspidor de fogo e cujo calor emitido era possível sentir na bancada. No entanto, o auge do espectáculo foi a prova livre de monster trucks, onde os pilotos puderam dar uso às suas aptidões e imaginação para executar as mais variadas acrobacias, provocando no público um entusiasmo contagiante no momento da despedida.
No rescaldo do espectáculo permaneceu o cheiro a borracha queimada e alguma falta auditiva, mas também a euforia de quem assiste a algo tão incomum como o desafio às leis da gravidade por gigantes motorizados com quatro toneladas. Fica também o aplauso ao Pavilhão Atlântico por teimar em colocar Lisboa na rota dos grandes eventos internacionais.


Wraithguard

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu fui!