sexta-feira, outubro 13, 2006

David Lodge - Pensamentos Secretos


«Um, dois, três, experiência, experiência...». É através do discurso directo de Ralph Messenger que começam os "Pensamentos Secretos" de David Lodge.
Ralph Messenger é o director do prestigiado Centro de Ciências Cognitivas «Holt Belling» da Universidade de Gloucester. Helen Reed é uma escritora famosa que é contratada para dar aulas de Prosa Narrativa, no âmbito do Mestrado em Escrita Narrativa, na Universidade de Gloucester. Ralph Messenger é casado. Helen Reed é viúva. Ralph Messenger é pragmático e científico. Helen Reed é emocional e romancista. São estes os princípios básicos da obra através dos quais a acção se vai desenrolando, tendo como suplemento excelentes trocas de ideias entre as principais personagens sobre a consciência e a inteligência artificial.
Escrito por vezes em discurso directo (ora de Ralph Messenger, ora de Helen Reed) e outras em discurso indirecto, "Pensamentos Secretos" é uma obra light, mas que está longe de ser um blockbuster literário de fácil consumo. Apresenta quebras de acção, principalmente nas partes em discurso directo, habilmente disfarçadas e ultrapassadas utilizando um dos mais velhos truques de sempre, a componente sexual.
Trata-se de uma obra que merece seguramente ser lida, "(...) constitui uma fulgurante exploração do amor e da decepção, dos enigmas da consciência e dos meandros da alma".

3.5/5

Sem comentários: