sexta-feira, outubro 20, 2006

intel EnCORE2

Até há poucos anos atrás seria praticamente impensável eleger outro processador que não intel para equipar um computador pessoal. A supremacia de longa data da gigante norte-americana na área dos microprocessadores parecia inabalável quando, em meados de 2004, a concorrente e compatriota AMD decidiu promover a inovação tecnológica ao invés da aplicação de um processo de desenvolvimento indutivo, processo este apenas suportável por via de uma posição financeira suficientemente confortável, como no caso da intel.
A criação de uma nova arquitectura capaz de superar as velocidades atingidas pelos processadores intel recorrendo a frequências consideravelmente inferiores, bem como o pioneirismo na introdução das tecnologias de 64 bits e de duplo núcleo no mercado dos microcomputadores, catapultaram a AMD para o sucesso, conquistando a pouco e pouco a simpatia de utilizadores nos mais diversos sectores, com destaque para a vasta comunidade de jogadores. Foi com espanto que a comunidade internacional assistiu às diversas tentativas da intel de acompanhar a campanha de progresso constante da AMD, não conseguindo mais que uma ou outra ultrapassagem marginal. Houve outros porém, e com razão, que sempre acreditaram que a experiência da intel, tanto a nível de investigação tecnológica como a nível de conhecimento de mercado, haveria de resultar num esperado acordar do gigante adormecido.

Eis que em meados de 2006, num golpe de mestre, a intel resolve trazer à luz do dia o seu talvez segundo mais importante projecto de sempre, o Core 2. Lançado praticamente em simultâneo com a nova plataforma AMD, a AM2, agora capaz de suportar memória DDR-II (tecnologia que acompanha a actual plataforma LGA 775 da intel desde 2004), o Core 2 revelou-se superior ao topo-de-gama da concorrência, o Athlon FX-62, bastando para tal recorrer à sua gama média, i.e. o Core 2 X6600. Basta referir que a comparação directa entre os topos-de-gama de ambos os fabricantes indica que o intel Core 2 Duo Extreme X6800 leva um avanço de 30% sobre o AMD Athlon FX-62, com a vantagem de uma menor libertação de energia.
Ora, não satisfeita com este marco notável, a intel prepara-se para lançar em breve o Core 2 Quadro, processador equipado com quatro núcleos, os quais permitirão a existência rigorosamente simultânea de quatro fluxos de execução dentro do sistema. A par da confirmação deste lançamento feita no fórum de desenvolvimento da intel deste Outono (IDF Fall 2006) esteve uma demonstração do próximo título da Remedy Entertainment, Alan Wake, agendado para 2007, o qual promete ser um dos primeiros jogos de computador desenvolvidos a pensar no aproveitamento da capacidade de processamento de quatro núcleos.
Mas não foi este o ponto alto da IDF Fall 2006. De facto, a prova do empenho da intel foi a apresentação do protótipo de um processador constituído por 80 núcleos e capaz de fornecer 1 Teraflop de capacidade computacional (o modelo Pentium4 de 3 Ghz da intel atinge 0,006 Teraflops). Embora a realização de operações em vírgula flutuante não seja de maior utilidade para as aplicações que correm habitualmente em computadores pessoais, o lançamento de tal produto será de maior relevância para a investigação científica, permitindo uma maior portabilidade dos sistemas utilizados nesta área.
Do outro lado da barricada confirmou-se a compra da ATi (principal opositora da líder nVIDIA no mercado das placas gráficas) por parte da AMD, o que poderá significar o início de uma tentativa de resposta da concorrente da intel ao seu regresso à liderança.


Vídeo de demonstração de Alan Wake na IDF Fall 2006:


Notícia original no Tom's Hardware Guide:
  • IDF Fall 2006: From Core 2 Quadro to 80 Cores


  • Wraithguard

    Sem comentários: