sexta-feira, novembro 10, 2006

nVIDIA vence corrida ao DirectX 10


É oficial. A corrida ao DirectX 10, a ser lançado juntamente com o novo Windows Vista, acaba de ser ganha pela nVIDIA, algo que seria de esperar da líder de mercado. Com o lançamento das GeForce 8800 GTX e GTS, a nVIDIA assegura, por agora, a manutenção da liderança no mercado das placas gráficas de topo.
Foquemo-nos então na topo-de-gama 8800 GTX. Equipada com o novo GPU G80, constituído por 681 milhões de transístores e cujo núcleo corre a 575 MHz, a GeForce 8800 GTX possui ainda dois módulos de 384 MB de memória GDDR3, cada um a correr a 900 MHz, mais valias estas que somadas devolvem um rendimento praticamente equivalente a duas GeForce 7900 GTX em SLi, segundo os testes que começam agora a surgir nos sites especializados. Com este poder de processamento é agora possível activar simultaneamente funcionalidades como o HDR (High Dynamic Range) e o AA (Anti-Aliasing), algo até há pouco tempo apenas possível para a mais recente geração de placas gráficas da ATi.
Do novo G80 há que destacar a inclusão do Shader Model 4.0, o método de sombreamento que sucede ao modelo presente nas placas actuais e que se traduz na união dos processadores Pixel e Vertex Shader num só, aos quais se junta o Geometry Shader para formar o agora denominado Unified Shader. Em oposição ao modelo de processamento existente nas placas gráficas da geração anterior, onde o sombreamento de pixeis e vértices era efectuado em processadores dedicados, o Shader Model 4.0 contempla o tratamento destes por um modelo único de processador, aumentando assim a eficiência. No que a números diz respeito, a GeForce 8800 GTX conta com 128 processadores de sombreamento unificado (cada um a correr a 1350 MHz), contra os 8 processadores de sombreamento de vértices e 24 de sombreamento de pixeis presentes na 7900 GTX.


Com uma arquitectura capaz de processar 86 GB de informação por segundo, o novo chip da nVIDIA permite ainda a activação de 16xAF (Anisotropic Filtering) e 16xCSAA (Coverage Sampled Anti-Aliasing), sendo este último capaz de filtrar arestas de imagens tridimensionais com velocidade equivalente à do actual 4xAA, mas com o quádruplo da qualidade. A acrescentar à lista de novidades encontra-se a capacidade integrada de processamento de dados dos motores físicos de jogos, o que tornará obsoleta qualquer placa adicional dedicada a este tipo de dados, como é o caso da relativamente recente PhysX da Ageia e permitirá ao processador central concentrar o seu cálculo quer na inteligência artificial, quer na própria gestão do jogo.
Passemos portanto ao que interessa, a performance em jogos. Neste domínio há que referir que a 8800 GTX consegue arrancar facilmente 100 FPS a um jogo tão exigente como o F.E.A.R. a uma resolução de 1280x960 e com opções no máximo, alcançando os 160 FPS no Prey a 1280x1024. No 3DMark06, por sua vez, a pontuação ascende a valores superiores a 10000, pontuação que, embora se torne de certo modo subjectiva por depender do processador utilizado no sistema, significa que com um Core2 Duo será possível atingir os 12500 pontos com relativa facilidade.
Funcionando com temperaturas que oscilam entre os 57 ºC (em idle) e 75 ºC (em full), a GeForce 8800 GTX pode revelar-se, no entanto, um verdadeiro problema a nível de consumo, principalmente para quem está disposto a investir num sistema SLi. O fabricante aconselha uma fonte de alimentação que suporte pelo menos 450W, isto para uma placa apenas, o que significa que uma fonte de alimentação de 700W ou superior será inevitável para o bom funcionamento de duas placas em paralelo.
Quanto a particularidades físicas, a GeForce 8800 GTX apresenta-se como uma placa de 27 cm de comprimento equipada com um sistema de arrefecimento que ocupa um slot adicional, especificação à qual o mercado alvo de placas de topo se tem vindo a habituar. Para além disto, esta placa distingue-se também pelo facto de possuir não um mas dois conectores SLi, o que poderá sugerir a possibilidade de em configurações futuras ter mais de duas placas interligadas, embora tal não seja suportado pelos drivers actuais nem oficialmente confirmado pela nVIDIA.
Embora seja talvez uma boa prenda de Natal, esta placa gráfica encontra-se apenas ao alcance dos entusiastas de carteira mais folgada, como é habitual neste segmento, situando-se o seu preço de lançamento entre os €600 e os €700.


Leiam a análise completa das duas novas placas da nVIDIA em:
  • GeForce 8800 GTS & GTX review @ www.guru3d.com


  • Wraithguard

    3 comentários:

    Anónimo disse...

    É sempre bom quando se clica no botãozinho do canto e se vem parar a um blogue português. É pena eu não perceber muito bem o objectivo disto. Vi análises a discos, vi concertos, vi carrinhos de choque, e aqui vejo uma torradeira.

    E digam o que disserem, nenhuma torradeira merece mais do que um parágrafo de dissertação...

    Decidam o que querem fazer e concentrem-se nisso.

    Boa sorte com isto, que pela vossa escrita ainda são muito novos, e é mesmo na adolescência que se devem fazer estas experiências.

    Abraços!

    Anónimo disse...

    Devias usar a pirâmide invertida.

    Expõe os pontos principais no principio, com letra maior ou a bold, de modo a facilitar a leitura a bestas preguiçosas como eu.

    Quem quiser perceber a coisa com mais pormenor continua a ler, mas acho mal forçar as pessoas a tal, até porque o teu estilo de escrita deixa muito a desejar. A palavra 'vómito' vem-me à cabeça.

    E não penses que isto não é uma critica construtiva. Sugiro que, para melhorar a tua escrita, deixes de escrever coisas que trazem à mente a palavra 'vómito'.

    Portanto, basicamente, é isso.

    Anónimo disse...

    Um muito obrigado ao anónimo pelo seu pequeno 'vómito'.

    Mais alguma contribuição?