quarta-feira, julho 25, 2007

Death Proof (2007)

Um filme de Quentin Tarantino é à partida sinónimo de qualidade.
Em Death Proof temos então Stuntman Mike (Kurt Russell), um duplo de cinema com o seu carro à prova de morte (modificado para que o ocupante sobrevivesse aquando da filmagem de desastres), que persegue um conjunto de raparigas com o intuito de as matar utilizando como arma o seu carro.
Tarantino faz uma homenagem aos filmes de série Z (aka filmes xunga) dos anos 70 e 80 que tanto o inspiraram e percorreram a sua juventude. Homenageia também os duplos de cinema, intervenientes tão esquecidos e cada vez mais relegados para segundo plano devido ao melhoramento dos efeitos especiais.
Como tal, saltos de imagem, falhas no som, impurezas na imagem e o filme ficar a preto-e-branco durante alguns minutos são algumas das características dos filmes de série Z lá apresentadas e por isso não tenham um ataque de fúria assassina na sala de cinema.
Kurt Russell foi escolhido a dedo para o papel. Após o visionamento do filme não me ocorre outro actor com aspecto canastrão que preenchesse a figura de Stuntman Mike. As raparigas (Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Jordan Ladd, Rose McGowan, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead e Zoe Bell) também estão deslumbrantes, em especial Rosario Dawson, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead e Zoe Bell, o segundo quarteto do filme.
O filme pode ser dividido em duas partes. A primeira parte mais crua serve de apresentação à personagem Stuntman Mike e ao seu modus operandi, mas que arrasta-se demasiado até chegar ao clímax e não fosse Tarantino a realizar o filme poderia dizer-se que era até banal. A segunda parte é simplesmente perfeita, tudo encaixa, os pequenos pormenores dão uma magia que vale inteiramente o dinheiro investido no bilhete, para além de uma das melhores perseguições automobilísticas desde há algum tempo.
Não fosse a "primeira parte" e Death Proof seria uma masterpiece, assim não passa de um filme acima da média.

3.5/5


Trailer: